O cuidador tem um papel muito importante na vida do indivíduo com doença de Alzheimer. Esta doença incapacita tanto fisica como psicologicamente.
Quando a mesma é diagnosticada pelo médico com recurso à utilização de critérios de diagnóstico e a realização de exames complementares (MCDT), o doente deverá ser acompanhado por um cuidador, para que tome a medicação prescrita pelo médico neurologista.
Habitualmente quando o cuidador é um familiar, este sofre um desgaste e uma grande sobrecarga com o doente. É muito importante que o cuidador se mantenha estável fisica e emocionalmente para que possa ajudar e apoiar o paciente.
Como pode o familiar cuidador pedir ajuda para com o doente?
- Consulte a Associação Portuguesa dos Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (https://alzheimerportugal.org/). Esta organização existe há mais de 30 anos para promover a qualidade de vida das Pessoas com demência e dos seus familiares.
- Muito importante cuidar-se! Repouse, faça uma boa alimentação e exercício físico.
- Procure ajuda de profissionais. Não queira fazer tudo sozinho e não se culpe se não o conseguir fazer. Procure profissionais que o ajudem, pois com a progressão da doença deve manter-se saudável e assegurar-se que o doente é bem tratado.
- Não se esqueça de falar com o seu médico regularmente e arranjar algum tempo para si!
Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/
Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/
Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/