O posicionamento/alternância de decúbito tem efeitos bastante positivos como a melhoria da capacidade respiratória e da circulação sanguínea intercalar estes posicionamentos é fundamental, e a mudança deve ser feita preferencialmente de 2 em 2 horas de modo que a pressão possa ser aliviada ou distribuída.
O repouso prolongado no leito tem efeitos negativos na saúde dos idosos acamados, como por exemplo a formação de úlceras de pressão ou a alteração do normal funcionamento do organismo.
Ao posicionar o idoso acamado é importante ter em consideração a importância de fazer movimentos suaves e firmes evitando arrastar.
Posicionamentos:
- Decúbito dorsal (Barriga para cima);
- Decúbito semidorsal (Pequena inclinação lateral);
- Decúbito Lateral (De lado);
- Decúbito ventral (Barriga para baixo);
- Decúbito semiventral (Pequena inclinação lateral);
- Posicionamento em fowler (Inclinação dorsal com mãos e pés apoiados).
Para o cuidador:
Um fator importante a ter em conta é o bem-estar de quem faz os posicionamentos, esta tarefa pode revelar-se difícil e desgastante a nível físico para o cuidador, deste modo, é importante que esta seja realizada com cuidado de forma a prevenir eventuais lesões.
Suportes de apoio:
Existem alguns produtos que podem facilitar a realização dos posicionamentos como por exemplo as almofadas viscoelásticas.
Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/
Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/
Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/