+ (351) 214 192 174 (Chamada para a rede fixa nacional)| + (351) 913 361 373 | + (351) 913 362 884 (Chamada para a rede móvel nacional) geral@apoiodomiciliariorosana.pt

A autonomia dos idosos deve ser estimulada e preservada diariamente, desta forma, a qualidade de vida dos mesmos poderá ser mantida, e as relações familiares conseguem ser sustentadas com equilíbrio.

É imprescindível que o idoso seja considerado, ouvido e respeitado. A autonomia está relacionada com a capacidade de tomar decisões, que devem ser ditadas por quem será afetado por elas, e não pelo nível de coordenação motora de cada pessoa.

O envelhecimento não afeta necessariamente a capacidade de tomar decisões dos idosos, embora por vezes os familiares e/ou os cuidadores tenham dificuldade em compreender isso, se o idoso ainda tem capacidade para tomar decisões, mas já não as pode executar, cabe aos que estão ao seu redor procurar respeitá-las e, se for o caso, cumpri-las.

Diferença entre autonomia e independência

A autonomia, consiste numa aptidão mental e baseia-se na capacidade de o idoso tomar decisões, já a independência consiste na aptidão física e baseia-se na capacidade de realizar tarefas diárias sem a ajuda de outros ou com uma interferência mínima. É possível que um idoso tenha autonomia, mas uma independência limitada, pode ter ambos, ser apenas independente ou ser apenas autônomo.

É por isso de extrema importância, avaliar a capacidade do idoso de tomar decisões e enquanto este tiver a sua autonomia preservada, respeitá-la.

Como manter a independência do idoso

1. Incentivar a prática de exercício físico

Atividades físicas apresentam imensos benefícios para os idosos previnem doenças como a depressão e ajudam a combater a perda das habilidades cognitivas.

2. Deixar o idoso fazer as suas tarefas

Dar-lhe a oportunidade de fazer algumas tarefas diárias, como tomar banho sozinho ou cozinhar podem melhorar a autoestima e manter a sua autonomia e independência.

3. Promover uma alimentação saudável

Manter uma alimentação equilibrada é essencial para afastar e controlar doenças e para garantir uma boa energia.

4. Incentivar a socialização

É fundamental que os idosos não deixem de interagir não só com família, mas também com amigos e vizinhos, atividades de grupo reforçam a autonomia do idoso.

5. Considerar as vontades do idoso

É fundamental que o idoso seja considerado, ouvido e respeitado.

 

Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/

Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/

Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/