Conforme confirmam vários estudos é de extrema importância a realização de atividades de lazer na população idosa, visto que estas proporcionam a ativação e desenvolvimento das dimensões socio-afetivas, motoras e cognitivas, contribuindo assim para a sua satisfação, e qualidade de vida.
Nesta quadra do ano, porque não incluir o idoso na preparação da festa de natal e fim de ano? Não só irá fortalecer os laços emocionais como ajudará também na socialização do idoso e criará memórias emocionais que garantidamente irão contribuir para o seu bem estar geral.
Algumas dicas para incluir o idoso na festa de ano novo:
1. Pensar em atividades que todos apreciem (dos 8 aos 80 anos)
Durante a festa de ano novo inclua atividades e/ou momentos especiais que todos possam fazer em conjunto. Alguns exemplos:
jogo do bingo; a hora do conto; assistir a um filme de Natal.
2.Estar verdadeiramente Presente
Mais importante do que o idoso estar somente presente na festa de natal e/ou fim de ano é fundamental dar-lhe atenção e proporcionar-lhe tempo de qualidade. Ouça as suas histórias, converse, faça perguntas. A transmissão de conhecimento da pessoa idosa aumenta o seu bem-estar, uma vez que permite a partilha e o reviver de situações que lhe dão prazer.
3. Preparação do menu
A pessoa idosa poderá também contribuir com dicas e receitas de família ou mesmo (dependendo do seu grau de autonomia) ajudar também na sua preparação. É muito importante criar memórias felizes a todos os elementos da familia/amigos (desde os mais novos aos mais velhos) e estes momentos são verdadeiramente especiais.
Estas são apenas algumas dicas simples mas que podem fazer toda a diferença na vida e propósito do idoso!
Cuide de quem mais gosta! Boas Festas!
Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/
Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/
Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/