Conforme um estudo de 2020, aproximadamente 60% da população adulta portuguesa tem défice de vitamina D, afetando sobretudo as classes etárias mais elevadas.
Posteriormente com a pandemia Covid-19 e os vários confinamentos, os idosos ficaram ainda mais em casa, diminuindo os convívios e passeios, aumentando assim o défice de vitamina D.
Mas afinal para que serve a Vitamina D?
Para além de contribuir para a saúde e fortalecimento dos ossos e dentes, a vitamina D é igualmente importante para garantir a força muscular e ajudar a manter o sistema imunitário.
Dicas para prevenir a falta de vitamina D:
- Aproveite todas as oportunidades para se expor ao sol, mas sem exageros (no Verão opte por passeios logo pela manhã e/ou ao final da tarde);
- Evite ficar muito tempo em locais fechados;
- Opte por uma ingestão de alimentos ricos em cálcio, contribuindo igualmente para bons índices de vitamina D. Este está presente sobretudo:
- nos peixes gordos;
- leite e derivados;
- ovos;
- iscas de fígado
- cogumelos;
- leveduras;
- …
Concluindo para que a vitamina D se produza terá de haver uma exposição solar diária de aproximadamente 15 a 30 minutos, (com uma radiação UV de intensidade entre 4 a 5).
No entanto, como já referido não se esqueça de que necessita também de ingerir alimentos ricos em cálcio.
Na Rosana Batista – Apoio Domiciliário, os profissionais fazem o acompanhamento a deslocações externas e estão atentos à nutrição e ingestão de uma alimentação rica e variada.
Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/
Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/
Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/