+ (351) 214 192 174 (Chamada para a rede fixa nacional)| + (351) 913 361 373 | + (351) 913 362 884 (Chamada para a rede móvel nacional) geral@apoiodomiciliariorosana.pt

Pessoas com a doença de Alzheimer podem por vezes apresentar quadros de agressividade.

Esta situação pode deixar os familiares e/ou cuidadores sem saberem como reagir, porém, é importante estar consciente que se trata de um dos comportamentos da pessoa que sofre desta patologia. Não é nada pessoal! E por isso é muito importante estar preparado para estas situações e saber como agir.

 

Existem alguns passos que podem ser seguidos de forma a conseguir lidar com estas situações reduzindo assim o impacto destes episódios tanto na família e/ou cuidador como na pessoa que sofre desta patologia.

 1. Perceber o motivo da agressividade:

A primeira coisa a fazer é tentar perceber o que esta a provocar essa mudança de comportamento de forma que esta situação não se repita por esse mesmo motivo.

2. Tentar distrair a pessoa:

Quando nos deparamos com uma crise de agressividade uma das melhores coisas a fazer é tentar distrair a pessoa com coisas que ela gosta. Cante, dance, mostre imagens, livros ou simplesmente converse.

3. Não se exalte nem se chateia com a pessoa:

Exaltar-se ou chatear-se irá provavelmente complicar mais a situação, sendo por isso importante manter-se o mais calmo possível e recordar-se que a pessoa está num momento de crise. Seja compreensivo pois a agressividade é apenas um dos efeitos da doença.

 

4. Ter atenção ao contato físico com a pessoa:

Na abordagem inicial evite movimentos repentinos e tente perceber se a pessoa esta recetiva à aproximação, estabeleça contato visual enquanto fala com a pessoa de forma a perceber como é que ela pode ser ajudada.

 

5. Ter cuidado com as pessoas por perto:

Quando a crise for muito forte pode surgir a necessidade de proteger tanto o doente como as pessoas que estejam a partilhar o mesmo espaço, para isso é preciso ter atenção aos objetos que poderão ser utilizados para magoar-se ou magoar terceiros.

 

6. Diminuir os barulhos:

A fim de proporcionar um ambiente mais calmo, quando existe uma crise, deve-se diminuir os estímulos em volta da pessoa. (Reduzir os sons externos). Manter uma boa organização e limpeza sem muitas distrações visuais também ajudará a que a pessoa esteja mais calma, diminuindo assim as crises de agressividade.

7. Ter calma e paciência:

Dar tempo ao idoso para fazer as suas tarefas diárias de forma autónoma e sem pressão é um ponto chave para acalmar e/ou evitar crises.

 

8. Ter respeito pelas suas vontades:

Obrigar um doente de Alzheimer a fazer algo que ele não quer, rapidamente, se pode transformar numa crise de agressividade é por isso fundamental, que se é algo importante de ser feito, que se tente convencer a pessoa a fazê-lo e não obrigá-la.

9. Saber quando pedir ajuda medica

 Quando existe uma frequência muito grande das crises ou quando a agressividade se torna difícil de controlar é a altura de pedir avaliação/reavaliação médica.

 

Conheça os serviços Rosana Batista | Apoio Domiciliário em https://apoiodomiciliariorosana.pt/servicos-apoio-domiciliario/

Orçamentos e/ou informações https://apoiodomiciliariorosana.pt/informacoes-contactos/

Dicas e orientações https://apoiodomiciliariorosana.pt/noticias/